sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Por que Davi e nenhum outro?


Olá, leitores! 

Tudo bem com vocês? 

Você já se perguntou o por que de só Davi, dentre todos os israelitas, ter a  coragem de lutar contra Golias? 

Hoje vamos estudar sobre isso. 

1 Samuel 17:32 Davi chegou e disse a Saul:

— Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele. 33 Mas Saul respondeu:

— Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira! 34 — Meu senhor, — disse Davi — eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, 35 eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo. 36 Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo. 37 O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu.

— Pois bem! — respondeu Saul. — Vá, e que o Senhor Deus esteja com você!

As "táticas" de Davi para vencer o gigante já foram analisadas longamente, e tentamos aprender tudo o que podemos com ele, mas nos esquecemos que essa "audácia", esse "poder", essa falta de medo, não veio dele mesmo, isso é impossível aos seres humanos.


✓ Por que Davi foi o único que ousou encarar o gigante? 

Quando lemos sobre Davi e Golias, esquecemos que a bíblia é toda interligada e não podemos ler pedaços isolados e ter o entendimento perfeito. É preciso ter contexto!  E nesse caso, um evento muito importante que acontece no capítulo anterior pode explicar a pergunta acima. Vamos ler:

1 Samuel 16:12 Então Jessé mandou chamá-lo. Ele era um rapaz ruivo, de boa aparência e olhos vivos. E o Senhor disse: “É este o escolhido; derrame o óleo sobre a sua cabeça”. 13 Assim, enquanto Davi estava entre os seus irmãos, Samuel tomou o azeite que havia trazido e o derramou sobre a cabeça dele; e o Espírito do Senhor veio sobre Davi e lhe concedeu grande poder daquele dia em diante. Depois disso Samuel voltou a Ramá.


✓ Antes de Jesus, o  Espírito de Deus era dado e retirado de acordo com a vontade de Deus.

1 Samuel 16:14 Porém o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e em seu lugar o Senhor mandou um espírito maligno que o atormentava.

Então, não eram todas as pessoas que tinham acesso ao poder do Espírito Santo, só aquelas a quem Deus queria que recebessem. 

Por isso que dentre todos os homens valentes de Israel, só Davi teve coragem de enfrentar o gigante.

Focamos tanto no que Davi tinha de extraordinário, no que ele fez e em todas as táticas que esquecemos que Davi só era especial por ser o único a ter o poder do Espírito Santo. 


✓ Hoje todos nós temos acesso ao poder do Espírito Santo!

Atos dos Apóstolos 2:1 Havia chegado o Dia de Pentecoste. Quando os crentes se reuniram todos no mesmo lugar, naquele dia, 2 de repente veio do céu um som, semelhante ao rugido de um poderoso vendaval, que encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 Então, viu-se algo parecido com línguas de fogo, que pousaram sobre a cabeça de cada um deles. 4 Todos os presentes ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas que não conheciam, conforme o Espírito Santo os capacitava.

Atos dos Apóstolos 2:38 Pedro respondeu: “Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado no nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados. Então vocês também receberão o dom do Espírito Santo.

 

✓ O poder do Espírito Santo transformou os apóstolos e deu a eles a coragem de morrer pelo evangelho e por amor a Jesus!

Antes , estavam escondidos e com medo, prontos para voltarem a antiga vida de pescadores, mas depois tiveram ousadia para anunciar o evangelho a todo o mundo.

Atos dos Apóstolos 4:31 Depois dessa oração, o lugar onde eles estavam reunidos foi sacudido, e todos eles ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a mensagem de Deus.

 

✓ O Espírito Santo em nós hoje, é quem nos dá poder contra o pecado, é quem nos ensina todas as coisas, é Ele quem nos permite viver uma vida dedicada a Deus e não escravos do pecado e do sistema atual.

João 14:16 e eu pedirei ao Pai e ele dará a vocês outro Consolador, que nunca deixará vocês. 17 É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, porque ele mora com todos agora e estará em vocês. 18 Não, eu não abandonarei vocês nem os deixarei como órfãos. Eu voltarei para vocês. 19 Daqui a pouco eu terei ido embora do mundo, mas continuarei presente com vocês. Porque eu vivo, vocês também viverão. 20 Quando eu tornar a viver, vocês compreenderão que eu estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei, e me revelarei a ele”. 22 Judas (não o Iscariotes) disse: “Por que o Senhor vai se revelar somente a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu: “Quem me ama guardará a minha palavra. O Pai também o amará, e nós haveremos de vir e morar nele. 24 Todo aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. E lembrem-se: Não sou eu que estou inventando essa resposta para a pergunta de vocês! É a resposta dada pelo Pai, que me enviou. 25 “Eu digo essas coisas agora, enquanto ainda estou com vocês. 26 Mas, quando o Pai enviar o Consolador, o Espírito Santo, que virá em meu nome, ele ensinará todas as coisas a vocês, e fará lembrar todas as coisas que eu mesmo tenho dito a vocês.

 

✓ Nós também podemos perder o Espírito Santo.

Temos que tomar muito cuidado, porque o Espírito Santo é uma pessoa e tem sentimentos, e com nossas ações, nossa negligência, podemos ofende-lo e fazer com que se retire. Sempre que ignoramos o que Ele nos fala e fazemos o contrário do que Ele nos orienta, estamos mais próximos de perde-lo. 

Efésios 4:30 Não façam o Espírito Santo entristecer-se pelo modo de vocês viverem. Lembrem-se que é ele quem garante que vocês estarão presentes no dia da redenção.

Tiago 4:4 Gente infiel! Vocês não percebem que o envolvimento com os prazeres pecaminosos deste mundo torna vocês inimigos de Deus? Eu volto a dizer que se o objetivo de vocês é desfrutar o prazer pecaminoso do mundo perdido, vocês também se tornam inimigos de Deus. 5 Ou o que vocês acham que as Escrituras querem dizer quando afirmam que o Espírito, que Deus fez habitar em nós, vigia sobre nós com fortes ciúmes? 6 Mas ele nos dá cada vez mais graça para resistirmos a todos esses maus desejos. Como dizem as Escrituras: “Deus dá graça ao humilde, mas se opõe aos orgulhosos”. 7 Portanto, submetam-se humildemente a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8 E quando vocês se achegarem a Deus, ele se achegará a vocês. Lavem as mãos, pecadores, e vocês, hipócritas, purifiquem os seus corações! 9 Haja lágrimas pelas coisas erradas que vocês fizeram. Haja arrependimento e aflição sincera. Haja lamento em vez de riso, e tristeza em vez de alegria. 10 E então, quando vocês se humilharem diante do Senhor, ele levantará e animará vocês.

Que possamos receber o Espírito Santo em nós e cuidar para que Ele se alegre com nossas atitudes, então termos o poder para viver de acordo com a vontade de Deus, porque isso não pode ser feito pela força humana e sim pelo poder de Deus!


Graça e paz a todos!

Maranata, pra vem, Senhor Jesus!


 


2 comentários: