quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

O rei que morreu por ser intrometido!


 


Olá, leitores! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos estudar sobre um rei de Judá que morreu por ser intrometido. 

Josias foi um dos poucos reis de Judá que fez o que era reto aos olhos do Senhor.


2 Crônicas 34:1 Josias tinha oito anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou trinta e um anos em Jerusalém. 2 Josias fez o que agrada a Deus, o Senhor; seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi, e não se desviou nem para um lado nem para o outro.

 

Josias achou o livro da lei de Deus e fez com que todo o seu povo obedecesse ao que estava escrito.


2 Crônicas 34:32 Então Josias fez com que todo o povo de Jerusalém e da tribo de Benjamim prometesse ser fiel à aliança. Assim os moradores de Jerusalém foram fiéis à aliança feita com o Deus dos seus antepassados. 33 Josias acabou com todos os ídolos nojentos que havia nas terras dos israelitas e fez com que todos os israelitas adorassem o Senhor, seu Deus. Enquanto Josias viveu, o povo não deixou de obedecer ao Senhor, o Deus dos seus antepassados.


Resumindo, Josias era um homem temente a Deus, e levou todo o povo a servir a Deus novamente. Mas sua morte foi por um ato de imprudência, que poderia ser facilmente evitada. 


2 Crônicas 35:20 Depois de tudo isso, quando Josias já havia acabado de pôr em ordem o Templo e o culto, o rei Neco, do Egito, marchou com o seu exército para lutar em Carquemis, que ficava na beira do rio Eufrates. Josias saiu com o seu exército para lutar contra ele, 21 mas Neco lhe mandou a seguinte mensagem:

— Rei de Judá, você não tem nada a ver com esta luta. Eu não vim lutar contra você, mas contra os meus inimigos, e Deus mandou que eu me apressasse. Deus está comigo; portanto, se você lutar contra Deus, ele o destruirá. 22 Mas Josias não voltou atrás; ele não quis dar atenção ao aviso que Deus estava dando por meio do rei Neco. Pelo contrário, ele se disfarçou e marchou para lutar contra Neco no vale de Megido. 23 Os soldados egípcios atiraram flechas contra Josias, e ele gritou para os seus oficiais:

— Estou gravemente ferido! Tirem-me daqui! 24 Os oficiais o tiraram do seu carro de guerra, e o puseram em outro carro, e o levaram para Jerusalém. Josias morreu e foi sepultado nos túmulos dos reis. Todo o povo de Judá e de Jerusalém chorou a morte dele.


Josias estava quieto no seu reino e foi se intrometer em uma guerra que não era contra ele e que não tinha nada a ver com o seu povo.  Não satisfeito, ignorou o aviso do rei do Egito, de que aquela guerra vinha de Deus. Certamente ele achou que Deus nunca estaria ou falaria com um egípcio. Mas Deus estava e falava.


 Deus fala com quem e através de quem Ele quer!


A aplicação prática dessa passagem em nossas vidas é clara, não devemos nos meter onde não somos chamados, nem em guerras que não são contra nós ou nossas famílias, e não devemos nos achar superiores e acreditar que Deus só fala e age da forma como faz conosco, e ignorar os avisos que Ele dá de outras partes ou formas. 

Interessante é que a bíblia não fala quem Josias queria ajudar e sim com quem ele queria lutar. Às vezes nossa motivação de entrar na luta é a guerra em si e não livrar outras pessoas do mal. 

Temos que ter cuidado de não ajudar quem Deus quer corrigir, e nunca, nunca mesmo, fazer nada sem pedir a orientação de Deus antes!


Que possamos seguir sempre o conselho de Deus, sem nunca agir por conta própria, principalmente em coisas que não são da nossa conta! Isso evitaria a morte de Josias e com certeza evitará grandes complicações em nossas vidas!


Graça e paz a todos! 

Maranata, ora vem, Senhor Jesus!

 

3 comentários: