quarta-feira, 24 de agosto de 2022

A sabedoria que salva vidas!


 

Olá, leitores!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos estudar sobre uma mulher sem nome, que salvou uma cidade, só com sua sabedoria, bom senso e credibilidade.

Vamos ao texto:

2 Samuel 20:14 Nesse meio-tempo, Seba havia percorrido todo o Israel para reunir sua própria família, a de Bicri, na cidade de Abel-Bete-Maaca. 15 Quando os soldados de Joabe chegaram, cercaram a cidade de Abel-Bete-Maaca e, levantando ao lado do muro uma rampa de pedras, do alto dela tentavam derrubar o muro. 16 Porém uma mulher sábia que morava na cidade gritou: “Ouçam, ouçam! Peçam para Joabe vir até aqui porque eu preciso falar com ele”. 17 Quando ele se aproximou, a mulher perguntou: “Você é Joabe?” “Sim, sou Joabe”, respondeu ele. Ela continuou: “Ouça o que a sua serva tem a lhe dizer”. “Estou ouvindo”, disse ele. 18 E a mulher continuou: “Há uma frase que se tornou conhecida: ‘Se tiver algum problema para resolver, busque conselho na cidade de Abel’, e era assim que resolviam os problemas. 19 Você está procurando destruir uma cidade antiga, onde sempre dominaram o amor e a paz; além do mais, uma cidade que sempre foi leal a Israel. Como pode você, então, destruir o que pertence ao Senhor?” 20 E Joabe respondeu: “Não é nada disso que queremos fazer. Longe de mim destruir e arrasar esta cidade! 21 Tudo o que queremos é um homem chamado Seba, filho de Bicri, das colinas de Efraim, que se rebelou contra o rei Davi. Se você me entregar esse homem, deixaremos a cidade em paz”. “Muito bem”, respondeu a mulher. “Prometo que jogaremos a cabeça desse homem para você do alto do muro”. 22 Então a mulher procurou o povo e, sábia como era, foi atendida no seu conselho. Cortaram, pois, a cabeça de Seba, filho de Bicri e a atiraram para Joabe. Diante disso, Joabe fez tocar a trombeta, reuniu seus soldados e cada um voltou para a sua casa. E Joabe voltou para o rei, em Jerusalém.

Podemos aprender muito com essa passagem bíblica! 

Vemos que uma cidade quase foi destruída por causa de um homem que se rebelou contra o rei Davi. E sim, era assim que faziam antigamente. Várias cidades eram arrasadas por causa de uma pessoa que se escondia nelas, e uma vez uma tribo inteira de Israel quase foi completamente destruída por causa de um homem. Mas isso é um outro estudo. 

Então, o que fez a diferença para essa cidade foi a sabedoria de uma mulher! 

Ela não se importou com nada além de tentar salvar sua cidade, sua família, seus filhos.  Ela chamou o comandante do exército e pediu para falar com ele. 

Lembrou-o que sua cidade era pacífica e fiel ao rei. E buscou uma forma de evitar a destruição. 

O comandante então disse que só queria um homem e ela, ao invés de tentar proteger esse homem as custas de todo o povo, prometeu que jogaria a cabeça dele sobre o muro. 

E foi exatamente o que ela fez. Salvando assim a cidade toda. 

As vezes nós acolhemos sentimentos, coisas e até pessoas, dentro de nossas vidas, famílias, igrejas e cidades, que  não deveriam estar lá, que não nos pertencem, que só estão procurando um lugar para se esconder, podendo nos levar a destruição. 

Devemos ser sábios como essa mulher, quando a luta chega, quando a batalha se inicia e quando parece que nossos muros estão quase se despedaçando. 

Devemos  pedir a Deus que nos mostre o motivo da guerra para que possamos pará-la.

Assim que o motivo for identificado, temos que retirá-lo do nosso meio, sem dó, antes que sejamos destruídos. 

Os moradores da cidade deram ouvidos àquela mulher, seguiram seu conselho e foram salvos. 

Será que somos reconhecidos como a pessoa que pode ajudar ou aquela que pode colocar tudo a perder? 

Qual tem sido a nossa postura na hora da dificuldade, das lutas, da guerra?

Por orgulho acabamos acolhendo  e protegendo o mal, ou o colocamos pra fora prontamente para salvar a vida de nossas famílias? 

Irmãos, essa história se aplica a inúmeras situações. Ore e peça que o Senhor te mostre o que tem sido a causa da luta que está enfrentando e tenha coragem de jogar a cabeça do motivo, sem dó nem piedade, sobre o muro hoje, salvando assim muitas vidas!

Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!


2 comentários: