terça-feira, 16 de agosto de 2022

Entre o medo e a ousadia!

 


Olá, leitores!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos estudar sobre o medo, muitas vezes inconsciente, que temos da presença de Deus, e de como deixamos outras pessoas buscarem algo novo de  Deus em nosso lugar.

Quando o povo de Israel estava no deserto, Deus queria falar diretamente com todos, sem a intermediação de Moisés, mas o povo teve medo. Vamos ler o texto:

Deuteronômio 5:23 “Quando vocês ouviram a voz que vinha do meio da escuridão e viram o fogo ardente, aproximaram-se de mim todos os oficiais das tribos, e as outras autoridades 24 e disseram a mim: ‘O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos a sua glória e a sua grandeza. Até mesmo ouvimos o Senhor falando no meio do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem, e este continua vivo. 25 Mas, agora, por que deveríamos morrer? Este fogo terrível certamente nos consumirá. Se continuarmos a ouvir a voz do Senhor, o nosso Deus, morreremos. 26 Pois quem é que pode ouvir, como nós ouvimos, a voz de Deus do meio das chamas, e continuar vivo? 27 Portanto, fique você, Moisés, encarregado de ir e ouvir tudo o que o Senhor, o nosso Deus, disser, e depois venha e transmita tudo aquilo que ele disser a você, e nós ouviremos e obedeceremos ao que o Senhor, o nosso Deus, mandar. 28 “O Senhor atendeu ao seu pedido e me disse: ‘Ouvi o que o povo disse, e tudo o que disseram está certo. 29 Quem dera eles sempre tivessem um coração que temesse a mim, e estivessem sempre dispostos a obedecer aos meus mandamentos! Então tudo iria bem com eles e com os seus filhos para sempre!

Naquela época, pareceu bom aos olhos de Deus ter um mediador entre Ele e a humanidade. Um homem que fosse até Ele e ouvisse o que Ele tinha a dizer e que repassasse isso ao povo. E foi assim por muito tempo. Até que Jesus foi mandado ao mundo, em forma de homem, para participar do sacrifício perfeito que nos deu acesso direto ao Pai. 

Mateus 27:50 Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. 51 Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.

Nesse momento, o que separava Deus dos homens foi rasgado pelo sacrifício de Jesus!  E hoje temos um único mediador: 

1 Timóteo 2:5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6 o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

Então, agora, temos livre acesso ao Pai, podemos chegar ao Seu trono de glória e mergulhar no conhecimento sobre Ele!

Efésios 2:17 Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, 18 pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. 19 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, 21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. 22 Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Então, por que, muitas vezes não queremos ir tão longe? Ficamos com medo da profundidade de Deus, do poder, do desconhecido, de estarmos totalmente diante dEle, sem máscaras, sem artifícios, totalmente expostos aos olhos de Deus. Isso parece aterrorizante mesmo. 

Mas não deveria. 

Conhecemos o Pai por intermédio de Jesus, e Ele é amoroso, carinhoso, gentil. O seu fogo não nos consumirá, seremos aperfeiçoados, a sua ira já foi aplacada pelo sangue de Jesus, seus olhos sobre nós são de amor e de santidade, nos incentivando assim a sermos santos também. A presença de Deus nos aperfeiçoa, não nos destrói. Jesus já nos redimiu e nos lavou. Somos agradáveis ao Pai agora!

Então, queridos irmãos, vamos entrar na presença de Deus sem medo, e descobrir por nós mesmos como Deus é bom!

Hebreus 10:19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20 por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. 21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. 22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. 23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Glória a Deus!

Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!


4 comentários:

  1. A FÉ é capaz de derrotar o medo, que o Senhor Nosso Deus pela ação do seu Santo Espírito nos encha de FÉ em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir