quarta-feira, 13 de julho de 2022

Criando filhos para a salvação e não para a perdição!

 



Olá, leitores! 

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos estudar sobre um assunto muito importante para os pais. 

Como você foi criado pode influenciar no modo como você cria os seus filhos? 

Vamos ver um exemplo muito interessante na palavra de Deus!

1 Samuel 2:12 Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam com Deus, o Senhor. 13 Eles não obedeciam aos regulamentos a respeito daquilo que os sacerdotes tinham o direito de exigir do povo. Quando um homem estava oferecendo o seu sacrifício, o ajudante do sacerdote vinha com um garfo de três dentes. E, enquanto a carne estava cozinhando, 14 ele enfiava o garfo dentro da panela, e tudo o que o garfo tirava ficava sendo do sacerdote. Era costume fazer isso todas as vezes que um israelita ia a Siló para oferecer sacrifícios. 15 Mas, antes mesmo de a gordura ser tirada da carne e queimada, os filhos de Eli mandavam que o ajudante do sacerdote fosse e dissesse a quem estava oferecendo o sacrifício: “Me entregue um pedaço de carne para o sacerdote assar. Ele não vai aceitar de você carne cozida, mas só carne crua.” 16 E, se o homem respondia: “Deixe que a gordura queime primeiro, depois você pode tirar o que quiser”, o ajudante do sacerdote dizia: “Não. Entregue logo essa carne. Se não, eu a tomarei à força.” 17 Assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas a Deus, o Senhor. E para o Senhor o pecado desses moços era muito grave.

Fomos apresentados aos filhos do sacerdote Eli. E como pudemos ver, eles não faziam o que era reto aos olhos do Senhor. 

Vamos ver o que Eli fazia a respeito disso:

1 Samuel 2:22 Eli já estava muito velho. Ele ouvia falar de tudo o que os seus filhos faziam aos israelitas e também que eles estavam tendo relações com as mulheres que trabalhavam na entrada da Tenda Sagrada. 23 Então Eli disse:

— Por que é que vocês estão fazendo essas coisas? Todos me falam do mal que vocês estão praticando. 24 Parem com isso, meus filhos! Eu estou ouvindo o povo do Senhor Deus dizer coisas terríveis a respeito de vocês! 25 Se uma pessoa peca contra outra, o Senhor pode defendê-la. Mas quem pode defender aquele que peca contra Deus?

Mas eles não ouviram o pai, pois o Senhor havia resolvido matá-los.

Vemos que ele advertia-os levemente. Como se fossem crianças fazendo travessuras e não como futuros sacerdotes que estavam desobedecendo as leis de Deus.

O que Deus resolveu fazer a respeito disso?

1 Samuel 3:11 E o Senhor disse:

— Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. 12 Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. 13 Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. 14 Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado.

O próprio Deus mostra a importância dos pais usarem a autoridade espiritual que tem sobre os filhos para mudarem suas vidas.

"Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar"

Isso quer dizer que tinha como Eli mudar o comportamento dos filhos, mas ele escolheu não interferir. Se não os fez parar como pai, devia tê-los feito parar como sacerdote, expulsando-os dos serviços do templo. Com certeza a ira de Deus não teria caído sobre sua família com tanta força e sem a possibilidade de remissão.

E o que Eli fez quando soube o que Deus planejava fazer?

1 Samuel 3:18 Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse:

— Ele é Deus, o Senhor. Que ele faça tudo o que achar melhor!

 Eli não quis lutar por sua família! Simplesmente aceitou a punição, não pediu misericórdia, não chamou seus filhos para o arrependimento, não intercedeu pela sua família! Simplesmente aceitou.

Se você quiser saber como terminou a história de Eli e seus filhos, leia 1 Samuel 4:12-22.

Infelizmente, não terminou por aí, porque Eli não criou apensas os seus filhos, mas criou também Samuel, que foi um profeta grandemente usado por Deus. Mas vamos ver as marcas que ser criado por Eli deixaram em Samuel:

1 Samuel 8:1 Quando Samuel ficou velho, pôs os seus filhos como juízes de Israel. 2 O seu filho mais velho se chamava Joel, e o mais novo, Abias. Eles eram juízes na cidade de Berseba. 3 Porém não seguiram o exemplo do pai. Estavam interessados somente em ganhar dinheiro, aceitavam dinheiro por fora e não decidiam os casos com justiça.

Percebem a semelhança com os filhos de Eli? Samuel acabou criando seus filhos no mesmo modelo de Eli.

E também houveram consequências sérias, não só para a família de Samuel, mas para toda a nação de Israel:

1 Samuel 8:4 Então todos os líderes de Israel se reuniram e foram falar com Samuel, em Ramá. 5 Eles disseram:

— Olhe! Você já está ficando velho, e os seus filhos não seguem o seu exemplo. Por isso, queremos que nos arranje um rei para nos governar, como acontece em outros países. 6 Samuel não gostou do pedido deles. Então orou a Deus, o Senhor, 7 e ele respondeu assim:

— Atenda o pedido do povo. Não é só você que eles rejeitaram; eles rejeitaram a mim como Rei. 8 Desde que eu os trouxe do Egito, eles sempre me têm abandonado e têm adorado outros deuses. Agora estão fazendo com você o que sempre fizeram comigo. 9 Portanto, atenda o pedido deles. Mas avise essa gente, explicando com toda a clareza como o rei vai tratá-los.

 Existe como quebrar esse ciclo? 

Claro que sim! Não importa como você foi criado, agora você é uma nova criatura em Cristo Jesus e pode usar sua autoridade espiritual como pai e mãe e decidir o futuro da sua família!

Josué 24:15 Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.

 Josué sabia a autoridade que tinha e não teve receio de usá-la! Decidiu por toda a família que eles seriam servos do Senhor! 

Mas só decidir isso não faz seus filhos magicamente servos de Deus. É preciso ensiná-los no caminho do Senhor desde pequenos. E a palavra de Deus nos garante que eles não se desviarão!

Provérbios 22:6 Ensine seus filhos no caminho certo, e, mesmo quando envelhecerem, não se desviarão dele.

Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!

2 comentários: