terça-feira, 5 de julho de 2022

Por que preciso frequentar a igreja?

 


Olá, leitores! 

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos estudar um assunto muito sério. Qual a real importância de frequentar uma igreja? Não podemos servir e adorar a Deus em casa? 


Vamos ver o que a palavra de Deus diz sobre isso. (Porque aqui tudo sempre vai estar embasado pela bíblia e nunca pela imaginação e filosofia humana)


✓ Porque Deus assim instituiu! 


Êxodo 25:8 Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.


Antes de ser humano ser templo do Espírito Santo, Deus instituiu que deveriam construir um templo, um santuário, onde Ele poderia habitar no meio dos homens.


✓ Porque é agradável a Deus!


Salmos 133:1 Como é bom e agradável

que o povo de Deus viva unido

como se todos fossem irmãos! 2 É como o azeite perfumado

sobre a cabeça de Arão,

que desce pelas suas barbas

e pela gola do seu manto sacerdotal. 3 É como o orvalho do monte Hermom,

que cai sobre os montes de Sião.

Pois é em Sião que o Senhor Deus

dá a sua bênção,

a vida para sempre.


Interessante notar que o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, era o que consagrava os homens da linhagem de Levi como sacerdotes. Então podemos deduzir que a união do povo de Deus é o que nos torna em sacerdotes diante dEle!


✓ Porque nos dá poder e autoridade no mundo espiritual!


Mateus 18:18 — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu. 19 — E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. 20 Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.


Percebem que esse poder e essa autoridade só é dada se dois ou três estiverem reunidos em nome de Jesus!


✓ Porque é na união do povo de Deus que nós crescemos espiritualmente!


1 Coríntios 14:26 Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas ; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja.


Os dons e talentos que nos faltam, são supridos, para o nosso crescimento, na comunhão da igreja!


✓ Porque é onde Deus ajunta o seu povo!


Atos dos Apóstolos 2:46 Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. 47 Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.

 

A igreja é o lugar onde as pessoas que querem saber mais sobre Deus vão e precisamos estar lá para ajudar no ensino e no crescimento dessas pessoas.


✓ Porque partes do corpo não sobrevivem fora do corpo!


Romanos 12:4 Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, 5 assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. 6 Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. 7 Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; 8 se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria.


Se você amputar uma perna ou um braço, uma orelha, um dedo, qualquer parte que seja, ela não consegue sobreviver fora do corpo. Ela inevitavelmente vai morrer. Acho que só essa explicação já  vale o estudo todo. Porque não dá pra ser mais claro do que isso.


✓ Porque precisamos usar nossos dons para chegarmos a altura espiritual de Cristo!


Efésios 4:11 Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12 Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. 13 Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo.


Deus nos prepara  para sermos perfeitos como Jesus, quando usamos nossos talentos e dons para a edificação do corpo de Cristo!


✓Porque a união é dada pelo Espírito Santo!


Efésios 4:1 Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês. 2 Sejam sempre humildes, bem-educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3 Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.


Esse "suportando" uns aos outros, vem de dar suporte. A igreja é onde encontramos suporte e onde vamos ser lapidados. Um instrumento precisa ser afiado e ele não consegue afiar a si mesmo, ele precisa de outro instrumento que possa afia-lo. Assim somos nós. Precisamos uns dos outros para podemos ser usados com mais precisão. 


✓  Porque a nossa união mostra ao mundo a luz de Deus!


1 João 1:7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.

 

Somos a luz do mundo e o sal da terra e precisamos estar com pessoas que tenham a mesma convicção! Essa é a vontade de Deus!


Para terminar, vamos obedecer mais um mandamento bíblico, que mesmo tendo sido escrito há centenas de anos, está mais atual do que nunca:


Hebreus 10:25 Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.

 

Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!


2 comentários:

  1. ♪♪♪♪♪♪ "Membro fora do corpo acaba morrendo
    Amputado é condenado, é só questão de tempo
    Ser cristão é ser igreja a todo momento
    Pois ele vem buscar seu povo, não um desatento
    Então, se liga, sai dessa nóia de ser infiel
    Soldado que luta o bom combate tem que ter quartel
    Essa conversa de Deus sim, igreja não
    É coisa de mente fraca, é ideia do cão" ♪♪♪♪♪♪♪♪♪

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Pri🙏❤️. Muito bom mesmo🌷

    ResponderExcluir