quinta-feira, 7 de julho de 2022

O perigo das más influências!

 


Olá, leitores!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante, que tem levado muitas pessoas através dos séculos a se distanciarem de Deus, e que agora, no nosso tempo, está mais perigoso do que nunca! As más influências. 

Temos muitos exemplos para estudar, mas vamos focar no mais expressivo deles, que aconteceu no antigo testamento. Depois que Deus tirou o povo de Israel da servidão no Egito, e lhes deu a terra em que Abraão peregrinou centenas de anos antes, Deus era o rei de Israel e quem julgava o povo eram os juízes. Vamos ao texto:

1 Samuel 8:5 Eles disseram:

— Olhe! Você já está ficando velho, e os seus filhos não seguem o seu exemplo. Por isso, queremos que nos arranje um rei para nos governar, como acontece em outros países. 6 Samuel não gostou do pedido deles. Então orou a Deus, o Senhor, 7 e ele respondeu assim:

— Atenda o pedido do povo. Não é só você que eles rejeitaram; eles rejeitaram a mim como Rei. 8 Desde que eu os trouxe do Egito, eles sempre me têm abandonado e têm adorado outros deuses. Agora estão fazendo com você o que sempre fizeram comigo. 9 Portanto, atenda o pedido deles. Mas avise essa gente, explicando com toda a clareza como o rei vai tratá-los. 10 Então Samuel explicou ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha dito. 11 Ele disse:

— O rei os tratará assim: tomará os filhos de vocês para serem soldados; porá alguns para servirem nos seus carros de guerra, outros na cavalaria e outros para correrem adiante dos carros. 12 Colocará alguns deles como oficiais encarregados de mil soldados, e outros encarregados de cinquenta. Os seus filhos terão de cultivar as terras dele, fazer as suas colheitas e fabricar as suas armas e equipamentos para os seus carros de guerra. 13 As filhas de vocês terão de preparar os perfumes do rei e trabalhar como suas cozinheiras e padeiras. 14 Ele tomará de vocês os melhores campos, plantações de uvas, bosques de oliveiras e dará tudo aos seus funcionários. 15 Ficará com a décima parte dos cereais e das uvas, para dar aos funcionários da corte e aos outros funcionários. 16 Tomará também os empregados de vocês, o melhor gado e os melhores jumentos, para trabalharem para ele. 17 E ficará com a décima parte dos rebanhos de vocês. E vocês serão seus escravos. 18 Quando isso acontecer, vocês chorarão amargamente por causa do rei que escolheram, porém o Senhor Deus não ouvirá as suas queixas. 19 Mas o povo não se importou com o aviso de Samuel. Pelo contrário, eles disseram:

— Não adianta. Nós queremos um rei. 20 Queremos ser como as outras nações: queremos ter um rei para nos governar, para nos dirigir na guerra e lutar em nossas batalhas. 21 Samuel ouviu o que eles disseram e então foi e contou tudo a Deus, o Senhor. 22 Ele respondeu:

— Faça o que eles querem. Dê a eles um rei.

Aí Samuel pediu a todos os homens de Israel que voltassem para casa.

No texto ficou claro que os Israelitas queriam um rei, por causa da influência externa.  " Queremos ser como as outras nações: queremos ter um rei para nos governar, para nos dirigir na guerra e lutar em nossas batalhas."

Eles queriam ser como todas as outras nações em volta deles. Não se importando que tal decisão fosse contrária a Deus ou ao bom senso. 

Eles queriam ser como todo mundo. Então destituíram Deus do seu trono e colocaram um homem qualquer. E essa decisão mudou as coisas para sempre.

Agora vamos parar para pensar no que anda nos influenciando.

 No que estamos trocando Deus por qualquer outra coisa  para  ficarmos iguais a todo mundo?

Nessa era de influencers, quem estamos seguindo? O que estamos copiando? 

Como estão nossas redes sociais? Cheias de dancinhas da moda, tutoriais banais com músicas imorais? Como estão nossas fotos? Revelando a santidade do Espírito Santo que habita em nós, ou mostrando a sensualidade que dá likes?

Temos que aprender com o povo de Israel que se tirarmos Deus do trono e colocarmos qualquer outra coisa, teremos que arcar com as consequências da servidão que estará sobre nós. E Deus deixou bem claro:

"E vocês serão seus escravos. 18 Quando isso acontecer, vocês chorarão amargamente por causa do rei que escolheram, porém o Senhor Deus não ouvirá as suas queixas."

Ainda dá tempo de tirarmos tudo do trono e colocarmos somente o nosso Deus soberano sobre as nossas vidas! 

Não troquemos nossos valores pela más influências! 

Não seja influenciado, seja um influenciador para o reino de Deus!

Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!

3 comentários: