quarta-feira, 8 de junho de 2022

A carne é fraca!

 



Boa tarde, leitores!


Hoje vamos falar de um versículo conhecido que é muitas vezes interpretado de uma forma rígida, restrita demais, com isso tirando o  foco de outra interpretação que nos ajudaria muito a estar mais atentos e sermos mais cuidadosos com nossa saúde física e mental.


Mateus 26:41

 "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". NVI

 

A carne é fraca. Sim, Jesus disse isso e é a mais pura verdade! 


Logo pensamos em tentação, carne, então logicamente associamos ao pecado, a nossa natureza carnal corrompida e caída. Essa é uma interpretação e está certíssima.


Porém, existe outra.  


Mateus 26:

41 Vigiem e orem. De outro modo a tentação vencerá vocês. Pois o espírito na verdade está disposto, mas o corpo é fraco!” NBV


Nessa versão, no lugar da palavra carne, está "corpo", nos dando outro entendimento, totalmente diferente. 


Vamos mais além: 

Mateus 26:40 

Depois voltou aos três discípulos, e os encontrou dormindo. “Pedro”, perguntou ele, “vocês não puderam ficar acordados comigo nem mesmo uma hora? 41 Vigiem e orem. De outro modo a tentação vencerá vocês. Pois o espírito na verdade está disposto, mas o corpo é fraco!”

 

No versículo anterior, Jesus pergunta porque os discípulos não puderam ficar acordados para fazer companhia para Ele. Logo depois, disse sobre vigiar e orar. 


Note que o sono não é um pecado. É uma necessidade fisiológica do corpo. Jesus mostrou que apesar do espírito estar disposto, o corpo é fraco, ele tem necessidades básicas, ele adoece. 


Eu só tive esse entendimento quando, apesar da minha fé inabalável na vontade de Deus, meu corpo não parecia colaborar. 


Quando recebi a notícia de que meu pai, que estava internado com covid teria que ser entubado, tive minha única crise de ansiedade. Parecia que ia morrer. Meu coração batia descontrolado apesar de todas as orações e da certeza absoluta que Deus estava no controle. Tive que tomar calmantes naturais, até que a crise passasse e depois consegui controlar bem. Nunca mais aconteceu. 


Depois disso esse versículo teve outro significado pra mim. Apesar do espírito estar preparado, pronto, disposto, ainda assim, a carne, o corpo é frágil e fraco! 


Ele adoece, cansa, se esgota, precisa de cuidados, descanso, reparação. Devemos vigiar e orar pelo nosso corpo também! 


Não podemos descuidar dele, pois ele é o templo do Espírito Santo! 


Então, queridos leitores, não é falta de fé chorar, ficar ansioso, depressivo, exausto, esgotado. É só falta de vigilância. Devemos cuidar da nossa parte mais frágil. Dar a devida atenção e procurar ajuda profissional sempre que necessário. 


Deus abençoe vocês! 

Fiquem atentos e vigilantes!

Maranata, ora vem Senhor Jesus!




 

5 comentários:

  1. Já ouvi isso de você Priscila nas nossas reuniões no Grupo Débora. Entender isso me ajudou a descansar no Senhor, tirou a carga da culpa. Graças à Deus.

    ResponderExcluir
  2. Que benção Pri 🙏 E verdade mesmo,se não cuidarmos do corpo pode influência muito nossa vida espiritual.Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. No mundo teremos aflições, mas ter bom ânimo é ordem. Jesus venceu o mundo!🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  4. No grego, a palavra pra "carne" é "sarx" que tem como um dos significados "corpo". Muito bom estudo, importante lembrar de vigiar com o cuidado do nosso corpo❤️

    ResponderExcluir
  5. Amém que bênção Pri. Importante meditarmos nessa palavra🙏

    ResponderExcluir