quarta-feira, 22 de junho de 2022

Quem intercederá pela nossa geração?

 


Olá, leitores!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos estudar sobre a importância de interceder pela nossa geração e como fazer isso! 


Gênesis 18:

 20 Disse mais o Senhor: “Chegaram até mim as acusações contra Sodoma e Gomorra. A queixa contra o pecado daquelas cidades é tão grave, 21 que descerei até lá para ver se as acusações são de fato verdadeiras ou não”. 22 Dois daqueles homens foram para Sodoma, mas o Senhor ficou mais um pouco com Abraão. 23 Abraão aproximou-se dele, e disse: “O Senhor seria capaz de matar os bons juntamente com os maus? 24 Se houver na cidade, digamos, cinquenta pessoas justas, o Senhor destruiria a cidade? Não pouparia o povo por amor daqueles cinquenta cidadãos bons? 25 Não seria justo! Certamente o Senhor não fará uma coisa dessas: matar os que o amam junto com os que o desprezam. Fazendo assim, estaria igualando os justos com os injustos, os bons com os maus! Claro que não faria isto! Não é justo o Juiz de toda a terra?” 26 O Senhor respondeu: “Se eu achar cinquenta justos em Sodoma, não destruirei a cidade, por amor a eles”. 27 Abraão voltou a falar: “Sei que sou pó e cinza. 28 Mas comecei a falar ao Senhor e devo continuar. E na hipótese de faltarem cinco para completarem os cinquenta justos? Por causa desses cinco que faltaram, o Senhor destruiria a cidade?” Deus disse: “Não destruirei a cidade, se achar nela quarenta e cinco justos”. 29 Abraão falou de novo: “E se achar ali quarenta justos?” O Senhor respondeu: “A cidade não será destruída, por causa dos quarenta”. 30 Abraão insistiu: “Peço que tenha paciência, Senhor. Se forem trinta os justos?” O Senhor respondeu: “Se encontrar trinta, não a destruirei”. 31 Abraão prosseguiu: “Sei que estou sendo ousado, mas, por favor: E se apenas vinte justos forem encontrados ali?” O Senhor respondeu: “Não destruirei a cidade, por amor aos vinte”. 32 Disse, por fim, Abraão: “Não fique irado, Senhor, se lhe falar só mais uma vez. E se forem encontrados apenas dez justos?” O Senhor respondeu: “Não destruirei a cidade por amor aos dez”. 33 Quando acabou de falar com Abraão, o Senhor se retirou. E Abraão foi para casa.


1) Deus contou seus planos para Abraão. 

Eles tinham um nível tão alto de intimidade que levou Deus a dividir seus planos com Abraão!

Deus te conta seus planos para essa geração?


2) Quando o Senhor contou seus planos, Abraão não perdeu tempo e intercedeu, não porque achasse que Sodoma e Gomorra mereciam perdão, mas porque seu sobrinho Ló vivia lá e era justo.


3) Abraão lembrou o Senhor de sua justiça e bondade. 

Deus não precisa ser lembrado de sua justiça e bondade, mas Ele deseja que nós sempre nos lembremos e nos apoiemos nelas. 


4) Abraão abusou da paciência de Deus!

Ele testou o Senhor a fundo e sem medo porque ele sabia quem Deus era. 


5) Deus sabia que não existiam dez justos, mas ouviu Abraão até o fim, e salvou Ló e sua família!


Como está a nossa geração?


Ezequiel 22:25 As suas autoridades parecem leões perseguindo suas presas para despedaçá-las. Eles devoram muitas pessoas, roubam para si as riquezas das pessoas que destruíram e fazem muitas e muitas viúvas entre o meu povo. 26 Seus sacerdotes desobedecem à minha lei abertamente, desprezam as minhas coisas santas. Não ensinaram o povo a separar o que é sagrado e o que é comum, a fazer diferença entre o certo e o errado. Desrespeitaram os meus sábados! Eles ensinam o povo a não respeitar a minha santidade. 27 As autoridades de Israel são como lobos, que despedaçam suas presas; derramam sangue e matam os inocentes para enriquecer de maneira injusta. 28 Seus profetas inventam visões, profetizam mentiras, dizendo: ‘Assim diz o Soberano, o Senhor’, quando o Senhor não lhes disse nada. Em lugar de consertarem o muro, pintam-no de branco para tapar os buracos! 29 O povo da terra já se acostumou a roubar e maltratar os pobres, os necessitados e os estrangeiros que não sabem se defender.

 

Parece familiar? 

Foi escrito há tanto tempo, mas é assustadoramente atual!


Qual é a nossa responsabilidade? 


Ezequiel 22:30 “Procurei um homem, um único homem que consertasse o muro, um homem que se pusesse na brecha onde os muros desmoronaram, um homem que fosse justo e bom, para impedir que eu destrua sua terra. Procurei, mas não consegui achar nenhum! 31 Por isso, diz o Soberano, o Senhor, derramarei sobre os israelitas a minha ira. Destruirei o meu povo com o fogo do meu furor. Eu lhes darei o castigo merecido por todos os seus pecados!”


✓ Deus procura uma pessoa que se levante e interceda pela nossa geração! Que faça um conserto com Deus e se coloque na brecha. 


Como posso fazer isso?


Êxodo 32:9 O Senhor disse mais a Moisés: “Tenho percebido que este povo é um povo rebelde. 10 Agora deixe-me sozinho, para que a minha ira se acenda sobre eles, e eu os destruirei. Depois, farei de você uma grande nação”. 11 Mas Moisés implorou ao Senhor, seu Deus. “Senhor”, disse ele, “por que ficar indignado assim com o seu povo, que o Senhor tirou da terra do Egito com grande poder e forte mão? 12 Por que deixar os egípcios dizer: ‘Foi com má intenção que os tirou, para matá-los nos montes e para bani-los da face da terra’? Volte atrás, eu peço, e apague a sua indignação. Tenha piedade e desista de fazer esse terrível mal ao seu povo! 13 Lembre-se dos seus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais jurou pelo seu nome: ‘Multiplicarei os seus descendentes, como as estrelas do céu e darei a eles toda esta terra que prometi a eles, e os seus descendentes herdarão esta terra para sempre’ ”. 14 Então, o Senhor desistiu do mal que faria ao povo.


30 No dia seguinte Moisés disse ao povo: “Vocês cometeram um terrível pecado. Mas eu subirei novamente ao Senhor, e talvez consiga obter o perdão pelo pecado de vocês”. 31 Moisés voltou ao Senhor e disse: “O povo cometeu grande pecado, fazendo deuses de ouro. 32 Mas agora, lhe imploro, perdoe o pecado deles. Senão, peço que me risque do livro que o Senhor escreveu”. 33 O Senhor respondeu a Moisés: “Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim. 34 Agora vá e conduza o povo ao lugar de que lhe falei; esteja certo de que o meu anjo irá à sua frente. Porém, no dia da minha visitação, eu os punirei pelos seus pecados”.


✓ Moisés lembrou Deus de suas promessas!


✓ Moisés se colocou na brecha, pedindo que se Deus não perdoasse o povo, tirasse o seu próprio nome do livro da vida! 


Nós sabemos que esse mundo em que vivemos está indo cada dia mais para o abismo, e que estamos colhendo exatamente o que plantamos até agora e que na verdade, merecíamos todo o mal que estamos vivendo, mas devemos ser como Abraão e Moisés, que por amor as pessoas, clamou a Deus por misericórdia, de maneira insistente e se colocaram entre Deus e o povo. 


Você tem coragem para fazer isso?


Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!

 



 

3 comentários: