sexta-feira, 17 de junho de 2022

Que raiva!!


 Olá, leitores! 

Tudo bem com vocês? 

Hoje vamos estudar um tema que assola a todos nós, a raiva. 

Uma dos significados de raiva é:

 - privação de raciocínio lógico, falta de calma, distúrbio do equilíbrio emocional.

Saber identificar o que estamos sentindo e descobrir logo o porque desse sentimento é o primeiro passo para ter inteligência emocional.

Todos os sentimentos são legítimos e úteis para a nossa maturidade emocional, e saber lidar com eles, reagir da forma certa a esses sentimentos é sinal de inteligência emocional, e até isso a bíblia nos ensina! 

Vamos ver o que a bíblia diz sobre a raiva:


Não permita que a ira domine depressa

o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.

Eclesiastes 7:9


É isso mesmo, a raiva nos torna tolos, ou seja, burros. Uma vez que nos deixamos dominar por ela, perdemos totalmente a razão.


Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.

Efésios 4:31


A advertência da palavra de Deus é para nos livrarmos de toda raiva, então, isso significa que mesmo que nosso sentimento de raiva seja justificado e legítimo, não devemos cultivá-lo, ao contrário, devemos nos livrar dele.


O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.

Provérbios 29:11


A bíblia compara quem deixa se dominar pela raiva com o tolo, mas quem consegue se controlar, com o sábio.


"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha

Efésios 4:26


Ficar com raiva é inevitável, mas pecar é opcional. Mais uma vez temos a instrução de apaziguar, abrandar, nos livrarmos da raiva o quanto antes.


Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Tiago 1:19-20


Aqui fica claro que a raiva humana não produz a justiça divina. Então, mesmo que sua raiva seja totalmente justificada, ela não tem o poder de te fazer justiça, então ela não adianta de nada. 


A sabedoria do homem lhe dá paciência;

sua glória é ignorar as ofensas.

Provérbios 19:11


Ignorar as ofensas é muito difícil, quase impossível para nós sem a ajuda divina. Mas Deus está conosco nos ajudando em tudo!


Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.

Salmos 37:8-9


Evitar a raiva, rejeitar a fúria, não se irritar! Esperar no senhor, a justiça perfeita vem dEle!


Por último, mas não menos importante, temos o maior exemplo, aquele que devemos seguir diariamente:


Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 11:29


Jesus mostrou como deve ser o nosso coração, a nossa alma, o nosso comportamento. 


Para finalizar, uma dica:


Quanto estiver furioso, na mesma hora, procure um lugar tranquilo, e fale abertamente com Deus sobre seu sentimento, sobre o que te fez ficar com raiva e diga para Deus que, mesmo que sua fúria seja legítima e justificada, você abre mão dela, você se recusa a ser dominado por ela, que você confia completamente na justiça divina e que esperará por ela. Depois peça que o Senhor limpe seu coração e te traga paz! 


Sempre funciona! 


Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz!

5 comentários:

  1. VERDADE.
    Difícil mas não impossível com a graça de Deus.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esse estudo. A raiva tem sido muito evidenciada nesse tempo. Um exemplo disso está nos comentários de publicações das redes sociais, e não é somente entre os incrédulos, infelizmente 😢.

    ResponderExcluir
  3. "Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança."

    Maranata 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  4. Á Palavra citada de Efésios 4:26 me fez meditar sobre o que muitas vezes acontece dentro das nossas casas. Não devemos deixar que momentos de ira se prolonguem para o novo dia, não dê oportunidade para o inimigo trabalhar em sua mente, não demore em procurar a Deus para apaziguar a ira.

    ResponderExcluir