segunda-feira, 27 de junho de 2022

Lutando contra gigantes!

 


Olá, leitores!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos aprender com Davi como lutar contra gigantes! Na época em que estamos vivendo, vários gigantes estão nos ameaçando e precisamos saber como derrotá-los! 


Vamos ler em  1 Samuel 17:

25 Eles diziam:

— Olhem para ele! Escutem o seu desafio! Quem matar esse filisteu receberá uma grande recompensa: o rei lhe dará muitas riquezas, lhe dará sua filha em casamento, e a família do seu pai nunca mais vai ter de pagar nenhum imposto. 26 Então Davi perguntou aos soldados que estavam perto dele:

— O que ganhará o homem que matar esse filisteu e livrar Israel desta vergonha? Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo? 27 Aí eles lhe contaram o que ganharia quem matasse Golias. 28 Eliabe, o irmão mais velho de Davi, ouviu-o conversando com os soldados. Então ficou zangado e disse:

— O que é que você está fazendo aqui? Quem é que está tomando conta das suas ovelhas no deserto? Seu convencido! Você veio aqui só para ver a batalha! 29 — O que foi que eu fiz agora? — perguntou Davi. — Será que não posso nem fazer uma pergunta? 30 Então Davi fez a mesma pergunta a outro soldado. E ouviu a mesma resposta. 31 Alguns soldados ouviram o que Davi tinha dito e contaram a Saul. Então ele mandou chamar Davi. 32 Davi chegou e disse a Saul:

— Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele. 33 Mas Saul respondeu:

— Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira! 34 — Meu senhor, — disse Davi — eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, 35 eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo. 36 Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo. 37 O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu.

— Pois bem! — respondeu Saul. — Vá, e que o Senhor Deus esteja com você! 38 Então deu a sua própria armadura para Davi usar. Pôs um capacete de bronze na cabeça dele e lhe deu uma couraça para vestir. 39 Davi prendeu a espada de Saul num cinto sobre a armadura e tentou andar. Mas não conseguiu porque não estava acostumado a usar essas coisas. Aí disse a Saul:

— Não consigo andar com tudo isto, pois não estou acostumado.

Então Davi tirou tudo. 40 Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias. 41 Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi. O ajudante que carregava as suas armas ia na frente. Quando chegou perto de Davi, 42 Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência. 43 Aí disse a Davi:

— Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro?

Em seguida rogou a maldição dos seus deuses sobre Davi 44 e o desafiou, dizendo:

— Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem. 45 Davi respondeu:

— Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. 46 Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, 47 e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos. 48 Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele. 49 Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. 50-51 Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra.

Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram. 52 Aí os soldados de Israel e de Judá correram atrás deles, gritando, e os perseguiram até a cidade de Gate e até os portões de Ecrom. Os filisteus caíram feridos pela estrada de Saaraim, até Gate e Ecrom. 53 Os israelitas voltaram da perseguição aos filisteus e levaram as coisas do acampamento deles. 54 Davi pegou a cabeça de Golias e a levou para Jerusalém. Porém as armas de Golias ele guardou na sua própria barraca.


1) " Quem é esse?" v26

Precisamos saber que que o nosso Deus é infinitamente maior e mais poderoso do que qualquer gigante e que nada é impossível para Ele! Diante disso, qualquer gigante se torna um mero obstáculo que precisa ser ultrapassado.


2) " O que você está fazendo aqui?" v28

Precisamos saber que pessoas vão nos intimidar, vão perguntar: quem é você para ousar desafiar esse gigante? 

Vão nos lembrar das nossas obrigações e vão dizer que somos "convencidos", que queremos aparecer, sermos estrelas e buscamos a glória para nós mesmos. 


3) "Eu vou lutar contra ele!" v32

Não devemos dar ouvidos as pessoas e sim ao que Deus está nos mandando fazer! Não devemos ficar com medo e fugir da batalha. Se Deus te apresentou um gigante, se candidatar para o derrotar!


4) "Você não passa de uma criança" v33

Nossas habilidades serão colocadas à prova, dirão que não somos bons o bastante, corajosos o suficiente, velhos, novos, eloquentes, fortes, santos, inteligentes, estudados o suficiente. 


5) " Eu tomo conta das ovelhas do meu pai" v 34

Deus nos deu um treinamento. A luta que pensamos ser pesada demais, severa demais, na verdade foi um treinamento exclusivo de Deus para a nossa grande batalha!


6) "O Senhor Deus me salvou" v37

Cada um de nós sabe como Deus nos livrou, como Ele nos ajudou, como Ele nos salvou! Nós temos experiências com Deus e confiamos nEle! 


7) " Não estava acostumado a usar a armadura de Saul" v 39

Não devemos usar ferramentas que os outros nos dão, Deus já nos deu as  ferramentas que vamos precisar. Devemos usar o que conhecermos, que sempre usamos e que funciona para cada um de nós!


8) "Davi respondeu" v 45

Davi disse ao gigante tudo o que iria fazer pelo poder de Deus, ele não confiou em suas próprias habilidades, ele profetizou tudo o que Deus faria. Falou em voz alta. Profetizou!

Profetize sobre a vitória que Deus te dará sobre o seu gigante!


9) " Davi correu" v48

" Atirou a pedra" v49

"Cortou a cabeça" v 50-51

Ação! Na hora de lutar, Davi não perdeu tempo, não orou, não clamou, ele correu, atirou uma pedra e cortou a cabeça do gigante. Na hora de agir, não devemos esperar e sim fazer!


10) "Davi pegou a cabeça e levou para Jerusalém" v54

Devemos testemunhar! Mostrar ao mundo a vitória que Deus nos deu! 


Vamos a cada dia, na graça e no poder de Deus, matando os gigantes que ousarem nos desafiar! 


Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!

 

3 comentários:

  1. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

    Isaías 43:13

    Maranata 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. Que estudo abençoando.Que através desta palavra possamos derrubar os gigantes que aparece em nossas vidas usando as palavras de Davi:Eu vou até vc em nome do Deus Vivo todo poderoso, DEUS do exército e agir com sabedoria.

    ResponderExcluir