domingo, 5 de junho de 2022

Como saber quem somos e qual é o nosso propósito!

 



Boa tarde, leitores! 


Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para a vida cristã: saber quem somos e qual é o nosso propósito! 


Vamos estudar a vida de João Batista! 


Quem era João Batista?


João 1:6

 Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus 7 para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. 8 João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, 9 a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas. 15 João disse o seguinte a respeito de Jesus:

— Este é aquele de quem eu disse: “Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.” 16 Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. 19 Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. 20 João afirmou claramente:

— Eu não sou o Messias. 21 Eles tornaram a perguntar:

— Então, quem é você? Você é Elias?

— Não, eu não sou! — respondeu João.

— Você é o Profeta que estamos esperando?

— Não! — respondeu ele. 22 Aí eles disseram a João:

— Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo? 23 João respondeu, citando o profeta Isaías:

— “Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar.” 24 Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; 25 eles perguntaram a João:

— Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza? 26 João respondeu:

— Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. 28 Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando. 29 No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse:

— Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30 Eu estava falando a respeito dele quando disse: “Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.” 31 Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é. 32 João continuou:

— Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. 33 Eu não sabia quem ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse: “Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. Esse é quem batiza com o Espírito Santo.” 34 E eu vi isso e por esse motivo tenho declarado que ele é o Filho de Deus. 35 No dia seguinte, João estava outra vez ali com dois dos seus discípulos. 36 Quando viu Jesus passar, disse:

— Aí está o Cordeiro de Deus! 37 Quando os dois discípulos de João ouviram isso, saíram seguindo Jesus.


O que Jesus falou sobre João?


Mateus 11:11

 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele.


O que o próprio João falou sobre si mesmo?


João 3:23 

João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque lá havia muita água. 24 (João ainda não tinha sido preso.) 25 Alguns discípulos de João tiveram uma discussão com um judeu sobre a cerimônia de purificação. 26 Eles foram dizer a João:

— Mestre, aquele homem que estava com o senhor no outro lado do rio Jordão está batizando as pessoas. O senhor falou sobre ele, lembra? E todos estão indo atrás dele. 27 João respondeu:

— Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus. 28 Vocês são testemunhas de que eu disse: “Eu não sou o Messias, mas fui enviado adiante dele.” 29 Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre. 30 Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante.


Aqui temos o exemplo perfeito de alguém que sabia quem era e qual era o seu propósito. 


Mesmo que o próprio Jesus tenha dito que João era o maior de todos os homens, ele não apontava para si mesmo, e sim para Jesus. 


Ele sabia que não era o Messias, e disse isso várias vezes, ele sabia que seu propósito era preparar o caminho para o Senhor e cumpriu a sua missão com perfeição!


E sempre que via Jesus, apontava para ele e dizia aos seus seguidores: aquele homem é o Messias que esperávamos, ele é o filho de Deus!  Assim, seus seguidores, deixavam de segui-lo e iam seguir a Jesus, o Cordeiro Santo de Deus! 


Quem nós somos?


João 1:12 

Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. 13 Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.

 

Qual o nosso propósito?


Mateus 28:19 

Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.


Nosso propósito é parecido com o de João Batista, ele preparou o caminho para a primeira vinda de Jesus e para o estabelecimento do Reino de Deus, e o nosso propósito é ajudar na expansão desse Reino e na preparação para a segunda e definitiva vinda de Jesus! 


Então, queridos leitores amigos, vamos cumprir o nosso propósito para que o Senhor Jesus possa voltar o mais breve possível!


2 Pedro 3:12 a

Esperem a vinda do Dia de Deus e façam o possível para que venha logo. 


O Espírito e a noiva dizem: Vem!

Maranata, ora vem, Senhor Jesus! 

Graça e paz a todos!

 

Um comentário: