quinta-feira, 30 de junho de 2022

O que aprendemos com a mulher samaritana?

 


Olá, leitores!

Tudo bem com vocês?

Hoje iremos estudar sobre o que podemos aprender com a mulher samaritana. Vamos ao texto:


João 4:

4 No caminho, ele tinha de passar pela região da Samaria. 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. 7 Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse:

— Por favor, me dê um pouco de água. 8 (Os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida.) 9 A mulher respondeu:

— O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.) 10 Então Jesus disse:

— Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida. 11 Ela respondeu:

— O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? 12 Nosso antepassado Jacó nos deu este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. Será que o senhor é mais importante do que Jacó? 14 mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. 15 Então a mulher pediu:

— Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água. 16 — Vá chamar o seu marido e volte aqui! — ordenou Jesus. 17 — Eu não tenho marido! — respondeu a mulher.

Então Jesus disse:

— Você está certa ao dizer que não tem marido, 18 pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade. 19 A mulher respondeu:

— Agora eu sei que o senhor é um profeta! 20 Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte , mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo. 21 Jesus disse:

— Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém. 22 Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. 24 Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. 25 A mulher respondeu:

— Eu sei que o Messias, chamado Cristo, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós. 26 Então Jesus afirmou:

— Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias. 27 Naquele momento chegaram os seus discípulos e ficaram admirados, pois ele estava conversando com uma mulher. Mas nenhum deles perguntou à mulher o que ela queria. E também não perguntaram a Jesus por que motivo ele estava falando com ela. 28 Em seguida, a mulher deixou ali o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas: 29 — Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias? 30 Muitas pessoas saíram da cidade e foram para o lugar onde Jesus estava.


1°) Ela ouviu a voz de Jesus e respondeu!

Assim como os judeus não falavam com samaritanos, os samaritanos também não falavam com os judeus, mas mesmo assim, ela percebeu que aquele homem era diferente e merecia ser ouvido. 


2°) Ela quis saber detalhes sobre o que Jesus falava com ela!

O assunto a interessou, mesmo que  a primeira vista parecesse confuso e sem lógica. Ela queria saber mais. Tinha sede de conhecimento!


3°) Ela acredita em Jesus e pede o que ele estava oferecendo!

Ela percebe uma oportunidade e a agarra, não perde tempo e quer para si a benção!


4°) Ela fala a verdade quando Jesus questiona sobre sua vida pessoal!

Ela tinha motivos para se resguardar e não revelar seus segredos a um estranho, mas ela viu que aquele estranho não era um homem comum. Ela não teve medo de se expor, então falou a verdade, sem máscaras, sem maquiagem. 


5°) Ela reconhece que Jesus é profeta e ao invés de perguntar sobre o seu futuro, pergunta algo sobre como adorar a Deus!

Ela podia ter perguntado tantas coisas, mas escolheu perguntar sobre as coisas de Deus! Mesmo vivendo uma vida de pecado, ela era receptiva ao reino de Deus e queria saber mais sobre ele!


6°) Ela esperava o Messias, a redenção, e creu quando Jesus disse que era Ele!

Ela esperava, aproveitou a oportunidade e creu! 


7°) Ela foi falar de Jesus em sua cidade! 

Ela não teve vergonha  ou qualquer receio  e saiu espalhando as boas novas! Ela encontrou o Messias!


Que possamos aprender com a mulher samaritana a ser receptivas as coisas de Deus, não perdermos as oportunidades que Deus nos dá, sempre nos interessarmos pelas coisas do Reino e sair espalhando as bençãos que recebemos de Deus!


Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Graça e paz a todos!


2 comentários:

  1. Perdemos muito quando não ficamos n'Ele.

    ResponderExcluir
  2. "Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem."

    Ontem o culto foi uma benção e eu estava pensando nesse versículo.

    ResponderExcluir